MP-BA e Seap deflagra operação contra facções criminosas no Conjunto Penal de Valença

Na manhã desta terça-feira (08), uma operação foi deflagrada no Conjunto Penal de Valença para desarticular lideranças de facções criminosas que, de dentro do estabelecimento, orquestravam ações criminosas na cidade e região, especialmente crimes violentos letais intencionais (CVLIs).

A operação, intitulada ‘Autarcia’, foi realizada em conjunto pelo Ministério Público da Bahia e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

A ação foi coordenada pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), pela Promotoria de Execução Penal de Valença, e pelo Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), juntamente com a Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep) e a Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (Cmasp) da Seap.

De acordo com o Gaeco, integrantes de cinco facções criminosas atuam no Conjunto Penal. A operação é resultado de um esforço estratégico das instituições do Estado para combater o crime organizado e reduzir a criminalidade, com foco especial nos crimes contra a vida.

O nome ‘Autarcia’, que significa autarquia em grego, refere-se a uma comunidade autocomandada, um conceito que deve ser enfrentado em favor do controle estatal.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Um homem morreu atropelado por um carro na noite deste sábado (15),...

Neste mês de maio, a Rádio Clube de Valença celebra 54 anos...

Na manhã desta terça-feira (7), um acidente de trânsito envolvendo um Fiat...

Confira todas as categorias