Gandu está prestes a receber um novo impulso educacional com a instalação de um polo de ensino à distância (EaD) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do programa Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A portaria oficializando a abertura do polo foi publicada no mês de julho, de acordo com informações obtidas pelo Informe 73.
As aulas e a parte administrativa do novo polo serão realizadas no CETEP Baixo Sul, e ainda este ano está previsto o lançamento das inscrições para os cursos, com as primeiras turmas iniciando em 2025. Esta será uma grande oportunidade para os moradores de Gandu e região que buscam acesso à educação superior pública e de qualidade.
Os cursos oferecidos a partir de 2025 incluem opções de graduação e especialização, como Administração, Gestão Pública Municipal, Educação e Tecnologias, Matemática e Pedagogia. Para 2026, está prevista a abertura de cursos voltados para a formação em áreas mais específicas, como Gestão em Saúde Mental, Ensino de Matemática no Ensino Médio, Ensino de Sociologia no Ensino Médio e Letras Português.
O programa UAB, criado pelo Governo Federal em 2005, tem como objetivo expandir e interiorizar a oferta de educação superior pública, especialmente em cidades que não possuem instituições públicas de ensino superior. O foco do programa são municípios com população entre 20 a 50 mil habitantes, como Gandu, garantindo assim o acesso à educação de qualidade para comunidades do interior.
Com a chegada deste polo da UESC, Gandu se posiciona como um novo centro de desenvolvimento educacional na região do Baixo Sul, contribuindo para a qualificação profissional e a promoção de oportunidades de crescimento para os jovens e adultos da cidade e municípios vizinhos.