Uma oportunidade para microempreendedores individuais da Bahia. O projeto Bahia MEI abriu cinco mil vagas para tutorias na área de regularização tributária e orientação para acesso ao crédito. Iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto oferece também cursos de qualificação gratuitos e online nas áreas de e-commerce, gestão de pequenos negócios, Google e qualificação em redes sociais.
Para se inscrever nas tutorias e cursos de qualificação, os interessados devem acessar o site www.bahiamei.com.br . Os cursos têm carga horária que variam de 17 a 50 horas e todos oferecem certificado ao final. O projeto conta com investimento de R$ 2 milhões 250 mil e tem como objetivo promover o apoio, a orientação e assistência técnica para MEIs sobre questões referentes ao empreendedorismo, gestão, acesso ao crédito, regularização de impostos e uso das redes sociais como ferramenta do negócio.
Cursos – No curso gestão de pequenos negócios, os candidatos vão aprender como funciona o MEI; como aproveitar as vantagens e se manter regular; despesas e receitas, margem de lucro e controle de finanças de forma simples; como comprar melhor e mais barato; como acessar microcrédito; controle de estoque, compras e vendas; gestão administrativa e planejamento; definição de metas e planejamento.
Para quem quer aprender a divulgar suas atividades por meio do serviço de busca Google, um curso voltado para a utilização dessa ferramenta para melhor otimizar o negócio. Há ainda o curso de redes sociais como ferramenta de divulgação de produtos e serviços e e-commerce (comércio pela internet).
O Projeto – Lançado no fim de 2022, o Bahia MEI começou a ser executado no ano seguinte. A expectativa inicial era atender 10 mil pessoas na primeira etapa do projeto, mas 12 mil MEIs se inscreveram nos cursos, em todo o estado. Do total, seis mil participaram das tutorias para regularização de tributos, oferecidas por meio de aplicativo ou site.
Em todo o estado são mais de 800 mil MEIs registrados. Desse universo, 448,9 mil são comandados por homens (55,4%) e 361,8 mil (44,6%) por mulheres., São quase 43 mil empresas de pequeno porte e 336 mil unidades de microempresas no estado.