Na noite desta sexta-feira (25), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de preservação ambiental próxima ao farol de Barra Grande, na península de Maraú, na Bahia.
A região, que é um dos principais pontos turísticos do estado, ficou marcada pelas chamas intensas que se espalharam rapidamente pela vegetação local, alarmando moradores, turistas e autoridades.
O fogo surgiu devido às condições climáticas, o vento facilitou a propagação das chamas.
Além do risco para a fauna e flora locais, o incêndio trouxe preocupação para a comunidade de Barra Grande, conhecida por seu ecossistema rico e preservado.
A prefeitura de Maraú e órgãos de proteção ambiental reforçaram o pedido para que visitantes e moradores tomem precauções e colaborem com a preservação da área, evitando atividades que possam causar novos focos de incêndio.
Ainda segundo informações obtidas pelo Portal Baixo Sul, que conversou com moradores da região, incêndios nessa área são comuns, especialmente nas proximidades da entrada de Barra Grande.
De acordo com uma fonte do portal, não há residências nas imediações imediatas do local afetado, o que minimiza riscos à segurança de pessoas.
Esse histórico de incêndios frequentes tem levado ambientalistas e autoridades locais a buscarem formas de prevenir novos focos e conscientizar a população e os turistas sobre os riscos. Portal Baixo Sul