A influenciadora digital Monique Gomes foi alvo de uma forte reação nas redes sociais após publicar um vídeo que insinuava que os baianos são “preguiçosos”.
A blogueira, que já conta com mais de 15 mil seguidores, e mora no Espírito Santo, fez comentários sobre um motorista de aplicativo da Bahia, gerando indignação e protestos entre internautas.
No vídeo, que rapidamente se espalhou, Monique parecia tentar fazer humor, mas acabou não apenas desmerecendo o trabalho do motorista, como também alimentou uma narrativa negativa que muitos consideram xenofóbica. Diante da pressão, Monique decidiu gravar um vídeo pedindo desculpas e desativou as redes sociais.
No registro, Monique aparece conversando com sua mãe sobre uma experiência com um motorista de Uber de Salvador, fazendo observações negativas sobre o sotaque e o comportamento dos baianos. “Mãe, como que é os baianos? Os baianos tão preguiçosos, tão preguiçosos, nossa, até pra conversar... Ô, ô, bicho... Ô, gente, a gente... Ô, gente... Ah, não, a gente pegou um uber que era baiano... Que gastura! É um carro sujo, sujo. O homem demorando pra falar do sotaque dele, tá?”, diz Monique, referindo-se ao motorista de forma desrespeitosa e estereotipada.
As reações nas redes sociais foram rápidas e intensas. Diversos internautas acusaram Monique de preconceito contra o povo nordestino, em especial os baianos. Muitos usuários questionaram a influenciadora sobre sua postura.
Ver essa foto no Instagram
Contribua com nosso trabalho, faça uma doação via Pix de qualquer valor. PIX: 73999057124