A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou nesta sexta-feira, 6, o edital com as normas para o novo concurso público. São oferecidas 1.027 oportunidades para todos os níveis de escolaridade, com salários iniciais que podem chegar até R$12,8 mil. É o primeiro concurso do órgão desde 2009.
As inscrições abrem em 16 de dezembro e seguem até 7 de janeiro. As provas iniciais para os candidatos serão realizadas em março de 2025. A inscrição será feita através do site oficial do Cebraspe. As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
Além do salário, os candidatos aprovados terão direito a benefícios assistência médica; seguro de vida em grupo e acidentes pessoais; seguridade social; auxílio alimentação/refeição; auxílio pré-escola; auxílio para filhos com deficiência mental; adicional por tempo de serviço; adicional de titularidade; complementação pecuniária e adicional de atividade jurídica.
Para além de requisitos como estar em dia com a justiça eleitoral e com as obrigações militares e não ter demissão da Embrapa por justa causa, cada tipo de cargo possui um nível de exigência de formação: ensino fundamental incompleto (5º ano) para analista; médio ou técnico para os cargos de técnico; ensino superior para analista e mestrado em áreas específicas para ser pesquisador. Consulte as áreas no edital completo, disponível neste link.
A taxa de inscrição deverá ser paga até 27 de janeiro de 2025. O valor é proporcional ao nível da vaga, conforme segue:
Conforme o edital, o processo seletivo será composto pelas seguintes fases:
As provas de caráter eliminatório são aquelas que não interferem na classificação, já que o candidato é apenas considerado apto ou inapto.
No dia 23 de março, as provas para técnico e pesquisador serão de manhã; e para assistente e analista, no turno da tarde. A aplicação ocorrerá nas capitais e nas cidades onde há sede da Embrapa.
O órgão é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil. Sua finalidade é, através da ciência, promover a inovação e os avanços na agricultura e na pecuária brasileiras.