Conforme a Superintendência de Proteção e Defesa Civil Estadual (Sudec), até o momento, 14 municípios baianos decretaram emergência.
Entre os mais afetados, estão Itajuípe, Aurelino Leal, Ubatã e Coaraci. Algumas dessas cidades já receberam ajuda humanitária do governo estadual, enquanto outras aguardam apoio para enfrentar a crise provocada pelas chuvas.
Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, realizou nesta quinta-feira (16) um sobrevoo pelas cidades de Ubatã, Aurelino Leal e Itajuípe, localizadas no sul do estado, que enfrentam deslizamentos de terra, alagamentos e desabamentos de casas desde o último sábado (11).
Durante a visita, ele anunciou ações de apoio emergencial, como a entrega de ambulâncias, medicamentos e kits de emergência, além de fornecer recursos para a recuperação das famílias atingidas.
Pelo menos 287 pessoas estão desabrigadas, sendo acolhidas em abrigos temporários.
A cidade registrou 53 milímetros de chuva entre a quarta-feira e a quinta-feira.
O governo do estado distribuiu cestas básicas, colchões, cobertores e kits de higiene para as famílias afetadas, além de estudar áreas para a construção de unidades habitacionais para as vítimas da enchente.
Aurelino Leal também decretou emergência. 1.800 pessoas estão desalojadas e cerca de 4.600 foram diretamente afetadas pelos temporais.
257 pessoas ficaram desalojadas e 37 ficaram feridas em decorrência dos deslizamentos de terra e alagamentos.
A situação é especialmente crítica nas áreas de encostas e nas rodovias do estado, onde deslizamentos de terra e alagamentos têm interrompido o tráfego.
A BA-262, que liga Itajuípe a Coaraci, por exemplo, foi interditada devido a um deslizamento que afetou o fornecimento de energia e internet na região.
O governo baiano está adotando uma abordagem de médio e longo prazo para reestruturar as cidades afetadas, incluindo projetos de contenção de encostas.
Jaguaquara
Maiquinique
Itajuípe
Floresta Azul
Coaraci
Aurelino Leal
Firmino Alves
Rio Real
Itororó
Itambé
Itapebi
Ubatã
Andorinha
São Domingos
Em nota, a Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec) informou que tem trabalhado para coordenar os esforços de socorro às vítimas e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas.