Quarta, 23 de Abril de 2025
Publicidade

Festival do Dendê movimenta turismo gastronômico em Camaçari, com participação do chef Alex Atala

Festival do Dendê movimenta turismo gastronômico em Camaçari, com participação do chef Alex Atala (Festival do Dendê movimenta turismo gastronômico em Camaçari, com participação do chef Alex Atala)

Redação
Por: Redação
18/03/2025 às 14h56
Festival do Dendê movimenta turismo gastronômico em Camaçari, com participação do chef Alex Atala
(Reprodução)

Culinária de terreiro, vivência quilombola e produção comunitária. Essa esteve presente no 4º Festival do Dendê, encerrado no último domingo (16), em Camaçari, na zona turística Costa dos Coqueiros, após cinco dias de atividades gastronômicas e culturais, com representantes de diversas regiões do país. O evento teve o apoio do projeto Agô Bahia, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que incentiva manifestações de matriz africana, e reuniu chefs renomados, como Alex Atala, Lisiane Arouca e Dante Bassi.

“É um orgulho estar na Bahia, aprender com os baianos, que fazem uma comida maravilhosa, usando o dendê. É uma alegria muito grande participar desse evento”, disse o chef paulista Atala, que possui uma casa de praia em Busca Vida, no litoral de Camaçari.

No município, as atividades realizadas baianos e turistas foram distribuídas em quatro espaços: Agrovila Pinhão Manso, Horto Florestal, Quilombo Cordoaria e Recanto das Orquídeas. Entre as atrações, roda de conversa e preparo de receitas no terreiro Unzo Nganga Kuatelesa Ninza, a Feira de Saberes e Sabores, workshop sobre sustentabilidade, almoço coletivo e palestras abordando a cadeia produtiva do dendê e sua utilização na gastronomia.

O festival é uma criação da chef baiana Solange Borges. “A ideia surgiu da necessidade de fortalecer a comunidade da agrovila, e nada melhor do que usar o dendê, que representa a nossa ancestralidade e homenageia as primeiras empreendedoras, que foram as baianas de acarajé. O apoio da Setur-BA foi essencial para a realização do evento”, explicou o anfitriã.

O chef Emerson Cabala veio de Pernambuco e teve uma experiência marcante. "Foi minha primeira vez em um terreiro de candomblé, onde tive a oportunidade de conhecer a culinária baiana autêntica, enriquecida pela cultura religiosa. Além disso, presenciei o preparo do dendê feito ali mesmo, testemunhando as tradições ancestrais".

Outros eventos - No último fim de semana, a Setur-BA também incentivou manifestações culturais, nas festividades pelos 63 anos de emancipação política do município de Almadina, na Costa do Cacau; e a terceira etapa do circuito Velozo de Vaquejada, em Capim Grosso, na Chapada Diamantina, para estimular o turismo rural na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários