O decreto da Prefeitura de Cairu que previa o fechamento dos comércios à meia-noite em Morro de São Paulo, especialmente na região da Rua da Fonte Grande, foi suspenso temporariamente. A informação foi confirmada pelo prefeito Hildécio Meireles durante entrevista concedida à jornalista Jéssica Smetak, no programa Conexão Sociedade, na manhã desta terça-feira (30).
A pauta surgiu após reclamações de moradores e comerciantes, que afirmam que a medida já estaria sendo aplicada, apesar de informações iniciais indicarem que a mudança só ocorreria a partir de 2026.
O prefeito afirmou que o decreto chegou a entrar em vigor recentemente, mas que determinou a suspensão da medida. “Eu mandei suspender. Nós vamos ter uma reunião agora com os secretários envolvidos nessa questão do Morro de São Paulo”, explicou Hildécio Meireles, reforçando que a situação será reavaliada.
O gestor justificou que a decisão foi motivada por constantes reclamações de moradores da área entre a Rua da Fonte Grande e a Lagoa. Segundo ele, há mais de dois anos a prefeitura tenta dialogar com os comerciantes. “Nós partimos para uma decisão mais radical. Porém, vamos reanalisar a situação, porque jamais está no meu desejo dificultar o comércio, ao contrário, a gente tem que incentivar”, afirmou.
“A via pública é para ser utilizada pelo público em igualdade de condições. Nesse trecho, a partir de meia-noite, não passa nenhuma ambulância, se tiver necessidade”, disse Hildécio.
O decreto será repensado, mas reforçou que normas mais rígidas para a ocupação do espaço público serão mantidas.


