Prefeitos baianos participam de mobilização nacional

Os gestores baianos, liderados pela União dos Municípios da Bahia (UPB), estiveram presentes na Mobilização Municipalista em Brasília, nesta terça-feira (9), para discutir pautas prioritárias.

Na concentração, que ocorreu na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), foi informado que a desoneração da folha dos municípios, uma conquista que nasceu na Bahia, está mantida e não há chances da derrubada ainda este ano. Os gestores discutem agora um acordo com o Governo Federal para tramitação do projeto de lei e a apresentação de uma PEC, para que o benefício seja permanente.

A desoneração da folha dos municípios, uma conquista capitaneada pela UPB, contou recentemente com a decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de rejeitar a medida do Governo Federal que retirava o benéfico dos municípios. “Hoje a gente vem a Brasília com muito orgulho da nossa luta e da conquista que alcançamos com o apoio do senador Ângelo Coronel. Quando muitos duvidavam, nós decidimos lutar, mobilizar os parlamentares e, através da UPB, tornamos a desoneração da folha dos municípios uma realidade. Essa é, sem dúvida, a maior vitória municipalista dos últimos tempos”, afirmou o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, que apresentou ao senador baiano a proposta de incluir emenda ao relatório do PL da desoneração da folha dos 17 setores, incluindo os municípios.

A informação em Brasília é que este ano, no atual mandato, não haverá viabilidade para o Planalto derrubar a desoneração. A UPB luta agora por um novo Refis, com indexador. Estima-se que a dívida previdenciária dos municípios alcança R$248 bilhões, no Regime Geral da Previdência. Para as prefeituras, o endividamento acarreta prejuízos, impede os municípios de promover investimentos, firmar convênios e obter empréstimos.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

A partir deste sábado (6), exatos três meses antes do primeiro turno,...

A Conmebol definiu os confrontos das oitavas de final da Libertadores 2024...

Gorete de Ademir, moradora da zona rural do município de Ubaíra, morreu...

Uma das principais datas do calendário religioso do cristianismo é a Páscoa,...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025