A Pré-Jornada Pedagógica 2026, promovida pela Prefeitura Municipal de Valença, por meio da Secretaria de Educação, teve início nesta quinta-feira (05), no auditório do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), reunindo gestores, professores e profissionais da rede municipal em um momento de escuta, formação e fortalecimento das práticas educacionais.
A programação foi aberta pela professora Marineide Ramos, técnica da Educação Escolar Quilombola, que apresentou o tema “Equidade na educação: potencializando talentos e transformando vidas”, e conduziu as homenagens a diversos docentes da rede, reconhecendo trajetórias, dedicação e contribuições para o fortalecimento da educação pública. Em seguida, a professora Antônia Pedra, coordenadora técnica da Educação Integral em Tempo Integral, emocionou o público com a leitura do texto “A história do caminho e dos sapatos”, convidando os participantes à reflexão sobre empatia, respeito e os diferentes percursos dos estudantes.
Outro momento marcante foi conduzido pela professora Daise Barnabé, coordenadora técnica da Educação Infantil, que realizou uma dinâmica de sensibilização com os educadores, promovendo integração, escuta e fortalecimento dos vínculos entre os profissionais. A atividade reforçou a importância do cuidado, da afetividade e do olhar atento às necessidades das crianças desde os primeiros anos.
Durante o evento, também participaram da programação a representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Helena, da Diretoria de Planejamento, Gestão de Políticas Públicas, Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o Coletivo Pela Paz na Bahia, representado por Bruno Conceição, e a psicopedagoga Nadja Santos, que contribuíram com reflexões e iniciativas voltadas à promoção da cultura de paz, da equidade e do fortalecimento do ambiente educacional.
Para a diretora pedagógica Maria Ângela, a Pré-Jornada representa um momento essencial de alinhamento e planejamento. “A expectativa é de acolhimento com os gestores municipais. No próximo dia 10 teremos mais um passo, reunindo toda a rede municipal para tratar sobre equidade e potencializar talentos, buscando melhorar ainda mais a educação no nosso município”, destacou.
O secretário municipal de Educação, Gerson Guimarães, reforçou o compromisso da gestão com o diálogo e a valorização dos profissionais. “Estamos conversando com os coordenadores para definir o ano letivo. Queremos ouvir os educadores para que 2026 seja, de fato, um ano maravilhoso para a educação”, afirmou.
As atividades da Pré-Jornada Pedagógica 2026 seguem no turno vespertino e continuam nesta sexta-feira (06), com a participação dos diretores escolares do município, consolidando um espaço de planejamento, troca de experiências e construção coletiva em prol de uma educação pública cada vez mais justa, humanizada e de qualidade em Valença.
Secretaria de Comunicação | SECOM
Prefeitura Municipal de Valença


