Prefeitura de Valença participa de oficina que discute plano de preparação e resposta a desastres em saúde

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado da Bahia (CIEVS), por meio da Vigilância de Populações Expostas aos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), promoveu nos dias 20 e 21 de outubro uma oficina de preparação e resposta às emergências em saúde, com foco na elaboração do Plano Multirriscos de Preparação e Resposta aos Desastres em Saúde do município de Valença. O encontro aconteceu no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XV.

A capacitação reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica, além da Defesa Civil do município. Também participaram técnicos da Defesa Civil do Estado, do próprio CIEVS e do Núcleo Regional de Saúde – Sul.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a capacidade de resposta do município frente a situações de emergência e desastres que possam impactar a saúde pública, como enchentes, deslizamentos, epidemias e outros eventos adversos. Durante os dois dias de atividades, os participantes discutiram estratégias de monitoramento, planejamento e integração entre os setores envolvidos na gestão de riscos.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Ambiental, Eliene Ferreira, destacou a relevância da oficina para o município, afirmando que “este é um passo fundamental para o aprimoramento das ações de vigilância e prevenção, garantindo que Valença esteja cada vez mais preparada para agir de maneira ágil e coordenada diante de possíveis emergências em saúde pública”.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Danilo Conceição Santos, 21 anos, morreu em um acidente entre um carro...

Na noite deste sábado (12), um incêndio atingiu um bar na entrada...

O Governo do Estado da Bahia anunciou a entrega de 65 novas...

Confira todas as categorias