Prefeitura de Valença, por meio da Biblioteca Municipal, promove evento de literatura “Letras inspiram: conexões transformam”

Prefeitura de Valença, promove evento de literatura “Letras inspiram: conexões transformam”

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Valença, através da Biblioteca Municipal, promove nos dias 29 e 30 de maio, o encontro literário “Letras inspiram: conexões transformam. Literatura muda o mundo”, que reuniu educadores, escritores, estudantes e lideranças culturais em torno do tema “A literatura como protagonismo na sala de aula e nos diversos espaços”.

Participaram da programação representantes da Academia de Letras de Valença, do Rotary Club, das Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Turismo e Mulher, além de professores da rede pública, escritores locais e diversos segmentos da sociedade civil.

A ação, que segue até esta sexta-feira (30), propõe reflexões sobre o poder transformador da leitura na formação crítica e cidadã. A programação inclui apresentações culturais, debates, rodas de conversa e uma palestra especial ministrada por Ionã Scarente, mestra em Cultura, Memória e Desenvolvimento e doutora em Literatura e Cultura. A mediação é feita por Ricardo Lemos e a participação artística fica por conta do poeta Otávio Mota, que tem encantado o público com sua performance literária.

A Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, também marcou presença no evento. A gestora Ingrid Paixão destacou o papel da instituição na valorização da leitura e da memória cultural baiana: “A Fundação trabalha para garantir a identidade do povo baiano, e fazemos isso promovendo eventos literários, apoiando arquivos públicos, bibliotecas e feiras.” afirmou.

A administradora da biblioteca Lúcia Araújo, uma das organizadoras do encontro, ressaltou a motivação da equipe da biblioteca municipal para a realização do evento: “É preocupante ver quantas pessoas, inclusive no ensino superior, ainda enfrentam dificuldades com a leitura. Esse cenário nos mobilizou a criar um momento de valorização da leitura no cotidiano. Ler é um ato de amor, quem lê mesmo uma frase, nunca mais pensa como antes.”

A programação do evento continua nesta sexta-feira, com atividades nos turnos da manhã e da tarde, reunindo novamente estudantes, educadores e amantes da literatura em torno da valorização do livro como instrumento de transformação social.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (15), avaliou o...

A Prefeitura de Itapé, no sul da Bahia, reabriu as inscrições no...

Um homem foi encontrado morto em um carro incendiado na madrugada desta...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025