O levantamento divulgado nesta quinta-feira (9), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente em todos os cenários de 1º e 2º turnos simulados para as eleições presidenciais de 2026.
A pesquisa apresenta margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Conforme o instituto, o resultado mantém estabilidade em relação ao levantamento anterior, repetindo o quadro observado em setembro. Lula já havia assumido a liderança em todos os cenários desde agosto.
Lula continua em alta na sua aprovação, atingindo o melhor patamar desde o início de 2025. Em setembro, a pesquisa indicava estabilidade na avaliação de Lula. Segundo o levantamento, 51% desaprovavam a atual gestão, enquanto 46% aprovavam. Os números repetiram o cenário observado em agosto.
Em meio a este cenário, Lula retorna a Bahia nesta quinta-feira (9). O petista chegou aplaudido em Camaçari para inauguração da Fábrica da BYD.
Quaest: Lula vence todos opositores, já Eduardo Bolsonaro é o mais rejeitado
No 2º turno, o petista aparece:
10 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível;
12 pontos à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL);
13 pontos à frente de Ratinho Júnior (PSD);
15 pontos à frente de Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Bolsonaro (PL);
e 23 pontos à frente de Eduardo Leite (PSD).
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistados com 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%.
Na comparação com o levantamento de setembro, a vantagem de Lula sobre Tarcísio de Freitas subiu de oito para 12 pontos. As diferenças em relação a Bolsonaro, Michelle e Eduardo Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro, mas para baixo. Já nas disputas contra Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior, Zema e Eduardo Leite, o petista apresentou leve crescimento. A distância para Ronaldo Caiado permaneceu inalterada.
Rejeição dos candidatos: Eduardo Bolsonaro lidera
O mesmo levantamento mostra que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o nome mais rejeitado entre os nove potenciais candidatos testados. Segundo a pesquisa, 68% dos eleitores afirmam conhecer e não votariam no deputado — o mesmo índice registrado em setembro.
Na sequência aparecem:
Jair Bolsonaro (PL), com 63% de rejeição (eram 64%);
Michelle Bolsonaro (PL), com 61%, repetindo o resultado anterior;
e Ciro Gomes (PDT), com 60%, também estável.
Já o presidente Lula (PT) apresenta 51% de rejeição, uma queda de um ponto percentual em relação à pesquisa passada.
Entre os governadores citados, Ratinho Júnior (PSD-PR) tem 40%, Romeu Zema (Novo-MG), 34%, e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), 32%.