Quaest: nas redes sociais, 59% aprovam operação contra Bolsonaro; 41% criticam

Uma pesquisa da Quaest divulgada neste sábado (19) mostra que, nas redes sociais, 59% dos brasileiros aprovaram a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 41% das menções defenderam o ex-mandatário, que passou a cumprir uma série de medidas cautelares – como o uso de tornozeleira eletrônica – pelas práticas dos crimes de coação, obstrução de justiça e atentado à soberania nacional.

O instituto monitorou menções sobre o assunto nas principais redes sociais e aplicativos de mensagem até as 17h de sexta-feira (18). Foram coletadas mais de 1,3 milhões de citações sobre a ação nas redes, com alcance estimado de 105 milhões de perfis por hora.

Para a Quaest, o monitoramento indica que “a operação contra Bolsonaro gerou forte mobilização nas redes, com resposta altamente polarizada até o momento. O cenário revela um ambiente digital altamente reativo, em que decisões judiciais rapidamente se transformam em combustível para disputas e mobilização das bases”.

A análise da Quaest também mostrou que as buscas pelo nome de Bolsonaro explodiram, em comparação com a média de junho: foram registradas cinco vezes mais pesquisas sobre o ex-presidente no Google. A procura pelo termo “tornozeleira” também subiu, enquanto o nome de Alexandre de Moraes não acompanhou o crescimento.

Metodologia: O levantamento foi feito com base no “Social Listening”, que é a coleta de menções sobre o assunto nas principais redes sociais (X, Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr e YouTube) e site de notícias por API própria da Quaest, com buscas de palavras-chave, e no Quaest Insider, ferramenta de monitoramento das principais plataformas de mensagem.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

As  tarifas dos pedágios da Concessionária Litoral Norte (CLN), administrada pela Monte...

Em um momento de renovação e continuidade, Camila Queiroz foi eleita presidente...

Pelo menos cinco pessoas morreram em um acidente na madrugada desta quinta-feira...

Nesta quarta-feira (9), três funcionários de uma cervejaria morreram após um acidente...

Confira todas as categorias