Sala do empreendedor está realizando Declaração Anual para o Microempreendedor

Todo ano, obedecendo ao calendário fiscal, o MEI deve apresentar ao fisco a Declaração Anual Simplificada (DASN-Simei), tem prazo de entrega para o dia 31 de maio de cada ano e deve indicar todo o faturamento alcançado como MEI no ano anterior.

O procedimento pode ser realizado pelo próprio empreendedor, com o auxílio da Sala do Empreendedor, ou por um escritório de contabilidade especializado. Vale ressaltar que o MEI não está liberado de apresentar sua declaração anual de ajuste à Receita Federal, uma vez que é contribuinte de IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), ainda que na condição de isento.

Para fazer a declaração de forma gratuita, o empreendedor deve procurar a sala do empreendedor que fica situada no edifício Magalhães Braga II, 1º andar de segunda a sexta das 08 às 12 e das 14 às 17h.  

Quando o MEI não entrega ou perde o prazo da Declaração Anual de Faturamento, fica impedido de gerar o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI), que precisa ser paga mensalmente e caso não faça o pagamento da guia, ficará inadimplente com a Receita Federal e não poderá emitir a certidão negativa de débitos, o que impossibilita a participação em licitações públicas e a disponibilização de créditos bancários. Também fica sujeito ao pagamento de multas e pode perder o seu registro, além dos benefícios previdenciários como aposentadoria, licença-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entram em greve...

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz sinaliza crescimento da Síndrome Respiratória Aguda...

Uma menininha de apenas três anos de idade está entre as vítimas...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025