TCM alerta prefeitos (as) sobre a necessidade de acabar com lixões

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, alertou os novos prefeitos e prefeitas sobre a necessidade de priorizar a regularização da gestão de resíduos sólidos para atender o novo Marco do Saneamento, estabelecido na Lei nº14.026, de 2020, e cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, descrita na Lei nº12.305, de 2010.

Conforme o conselheiro Nelson Pellegrino, isto significa acabar com os “lixões” que ainda são utilizados por 243 municípios baianos como destinação dos resíduos sólidos, e que representam um grave problema ambiental e de saúde pública.

Nelson Pellegrino lembrou que a disposição final adequada de resíduos sólidos é uma obrigação legal dos municípios. 

O prazo final para erradicação dos lixões, que foi estabelecido pelo Novo Marco do Saneamento, venceu em 2024 para cidades com menos de 50 mil habitantes. E por isso os municípios precisam buscar, o mais rápido possível, alternativas adequadas – como aterros sanitários licenciados.

Na Bahia, a gestão de resíduos enfrenta desafios significativos, com a presença de “lixões”, aterros controlados e a insuficiência de aterros sanitários licenciados. 

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Uma grave denúncia de erro médico e negligência abala o Hospital Materno...

No final da tarde desta segunda-feira (27), um acidente ocorrido na BR-330,...

Um adolescente identificado como Luís Felipe Santos Lima, mais conhecido como “Maluquinho”,...

Confira todas as categorias