Valença realiza campanha Coração Azul e reforça alerta sobre o tráfico de pessoas

A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Promoção Social e em parceria com o IFBA Campus Valença, promoveu nesta quinta-feira (31) uma ação educativa da Campanha Coração Azul Contra o Tráfico de Pessoas, iniciativa internacional voltada ao enfrentamento desse tipo de crime. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal e reuniu estudantes, educadores, agentes públicos e lideranças locais.

A campanha teve como foco o combate ao tráfico humano em suas diferentes formas, com destaque para o trabalho análogo à escravidão, o aliciamento pela internet e os riscos enfrentados por mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Durante a programação, a assessora técnica Mariana Costa, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, apresentou dados e estratégias de prevenção. “Falar sobre o tráfico de pessoas é, antes de tudo, reconhecer que ele existe entre nós e que afeta, silenciosamente, a vida de milhares de pessoas. É uma violação grave de direitos humanos que precisa ser enfrentada com informação, prevenção e rede de proteção fortalecida,” afirmou.

A representante da Secretaria Municipal de Promoção Social, Luciene Silva, reforçou a importância da mobilização local: “Esse encontro é um momento de orientação e informação para que as pessoas entendam o que é, de fato, o tráfico humano. Muitas vezes associamos apenas ao que vemos em filmes ou novelas, mas a realidade é muito mais próxima. Com o avanço da internet, qualquer mulher, criança ou adolescente pode estar vulnerável. Por isso, precisamos conhecer para enfrentar. Combater essa prática criminosa é urgente, o tráfico de pessoas só perde em lucratividade para o tráfico de drogas e de armas,” disse.

A Campanha Coração Azul acontece em diversos estados do país durante o mês de julho, considerado o Julho Azul, em referência ao dia 30 de julho, data nacional e internacional de combate ao tráfico de pessoas. Em Valença, a ação destaca o compromisso da gestão com a proteção dos direitos humanos.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

A sexta rodada do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2024 foi disputada no último...

Uma mulher de 43 anos morreu após sofrer um mal súbito em...

Andressa Urach, 36, passou por um novo procedimento para potencializar ainda mais...

Confira todas as categorias