WhatsApp agora terá anúncios; entenda
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16) um novo recurso na aba de Atualizações: anúncios. Agora, os usuários poderão se inscrever em canais promovidos de acordo com seu interesse e encontrar anunciantes diretamente na aba de status, a partir de recomendações personalizadas.

Em comunicado, o aplicativo mensageiro deixou claro que a recomendação funcionará a partir da coleta de dados limitados de usuários. Veja como funciona abaixo.

A novidade fica na aba de Atualizações do WhatsApp, onde é possível encontrar os status dos contatos, canais que um usuário segue e sugestões de canais para seguir.

Segundo a companhia, essa aba já é usada por 1,5 bilhão de pessoas todos os dias, o que a motivou a ajudar organizações e outras empresas a crescer dentro do aplicativo.

O WhatsApp está adicionando três formas de anunciar e promover marcas no app. Veja:

Assinatura de canais: a modalidade permite que usuários assinem seus canais preferidos para receber atualizações exclusivas;

Canais promovidos: o próprio app do WhatsApp vai ajudar o usuário a encontrar canais que possam ser do seu interesse. Isso só vai acontecer quando a pessoa estiver procurando opções dentro do guia de canais, que já existe atualmente, e vai usar dados pessoais (falaremos mais abaixo);

Anúncios no status: empresas poderão anunciar nos status. Já os usuários poderão iniciar uma conversa a partir das atualizações nesse canal.

O que muda no dia a dia dos usuários?

Os três recursos ficarão na aba de Atualizações.

Se você usa o WhatsApp somente para conversar com seus contatos, na aba “Conversas”, ou fazer ligações, não precisará se preocupar. Os anúncios não vão invadir outras páginas do aplicativo e nada muda.

Segundo a empresa, a intenção da novidade é justamente não interferir nas conversas dos usuários. Usa quem quer.

WhatsApp vai usar dados de usuários para fazer recomendações

O WhatsApp revelou que vai usar “dados limitados” para promover os canais que possam ser de interesse do usuário e mostrar anúncios nos status. São eles: país ou cidade, idioma, canais que você já segue e a forma como você interage com os anúncios recomendados.

Para pessoas que tenham o mensageiro adicionado à Central de Contas da Meta, dados referentes às preferências de anúncios e de outras contas da Meta também serão utilizados.

No entanto, de acordo com a empresa, números de telefone nunca serão compartilhados com os anunciantes, e nem conversas pessoais, ligações e informações de grupos que você participa serão utilizados para coletar dados.

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