Eleições 2024: ‘Janela partidária’ começou nesta quinta. Entenda

O prazo para vereadoras e vereadores se filiarem a outras siglas sem prejuízo do mandato se iniciou nesta quinta-feira (7).

Conhecida como janela partidária, a norma é um intervalo de 30 dias, aberto somente em anos eleitorais, para que as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em eleições proporcionais possam mudar de legenda sem perder o cargo atual.

A janela partidária foi uma saída criada pelo Congresso após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar que os cargos obtidos em eleições proporcionais devem ter uma fidelidade partidária, pois pertencem aos partidos e não ao candidato. Posteriormente, a medida também foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas eleições municipais de 2024, a possibilidade é válida somente para vereadores e a mudança deve ser realizada no prazo permitido, ou seja, até o dia 5 de abril.

A regra também se aplica para deputadas ou deputados (distritais, estaduais ou federais). Porém, em 2024, apenas os mandatos de vereador estão prestes a terminar e, por isso, a norma vale somente para esse cargo. Os deputados que foram eleitos em 2022 poderão fazer o uso da janela partidária somente em 2026, ano da próxima eleição geral.

O TSE também estabelece que, fora do período da janela partidária, as situações que permitem a mudança de partido com justa causa são: desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Trocas de legenda que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.

*AE

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Os resultados da edição única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025...

Pelo menos cinco suspeitos morreram em ações da Polícia Militar de Jequié,...

Uma passarela desabou após ser atingida por uma caçamba em Camaçari. O...

A CAIXA inicia nesta quinta-feira (23) o pagamento do Bolsa Família referente...

Confira todas as categorias