Podemos e PMB lançam chapa para disputar prefeitura de Camamu

Situada no Baixo Sul baiano, a cidade de Camamu vive um momento de efervescência política com a proximidade das eleições municipais, engendrando, assim, a formação da principal chapa de oposição que vai enfrentar a corrida pela prefeitura local. Encabeçada por Luizinho Luz (Podemos) e Lázaro de Lourenço (PMB), os nomes foram formalizados como candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, para o pleito de 2024. O anúncio foi realizado durante uma convenção partidária, em 4 de agosto, que contou com a presença do presidente do Podemos-BA e deputado federal, Raimundo Costa.

Unidos pela coligação “Juntos Podemos Mudar Camamu”, os opositores contam com seus retrospectos para desbancar a sucessão da atual gestão. Veterano no legislativo camamuense, Luizinho foi eleito vereador por quatro mandatos – em três à frente da presidência da Câmara – e tenta pela quinta vez assumir o mais alto cargo do executivo municipal. Já Lázaro foi o vereador mais votado no último pleito e é estreante na disputa pela prefeitura.

“Recebemos Lázaro com muito entusiasmo em nossa chapa. Sua dedicação e comprometimento são inspirações para nós. Sua visão alinhada com a nossa missão e seu entendimento das necessidades locais são exatamente o que precisamos para enfrentarmos os desafios futuros e construirmos um futuro melhor. Estamos prontos para trabalharmos em prol do progresso e prosperidade da nossa cidade”, afirmou Luizinho.

Com projetos focados em infraestrutura, educação e economia industrial e criativa, os postulantes acreditam que o investimento nesses setores seja o caminho para tirar a cidade de mais de 30 mil habitantes (Censo 2022) do ranking de “piores da Bahia”. De acordo com dados do Índice de Progresso Social (IPS), divulgado em julho, Camamu lidera a lista com a menor pontuação do estado em indicadores como segurança e acesso à educação.

“Esses indicadores negativos são preocupantes e refletem desafios que precisam ser tratados com seriedade. O título de ‘pior cidade da Bahia’, que nada nos orgulha, é um sinal de que enfrentamos problemas profundos que vão além de simples estatísticas. Em nossa eventual gestão, vamos focar em pontos estratégicos como desenvolvimento econômico, educação e qualificação profissional; infraestrutura e serviços públicos e promoção de políticas públicas especialmente nas áreas mais críticas como segurança, habitação e inclusão social”, disseram os prefeituráveis.

Mesmo com os insucessos nas últimas eleições, Luizinho avalia como positiva e construtiva a sua campanha rumo à prefeitura e atribui a sua perseverança ao desejo dos munícipes e a sua vontade de “contribuir com o desenvolvimento da comunidade”. “Tive uma participação positiva nas últimas eleições e senti do povo o desejo de me ver prefeito. Infelizmente o poder econômico do outro lado foi fator crucial para que eu não conseguisse lograr êxito. Contudo, seguirei nessa caminhada intensificando minha presença nas comunidades locais, ouvindo os eleitores e envolvendo-os mais diretamente na campanha. Isso pode nos ajudar a construir uma base de apoio mais sólida e engajada”, finalizou.

SOBRE LUIZINHO LUZ

Natural de Camamu/BA, criado na pequena comunidade de Tapuia, Luiz Oliveira da Luz, 58, é comerciante, atuante político e social e atual candidato a prefeito do seu município de origem através da sigla Podemos.

Com uma trajetória de quase 30 anos dedicada à vida pública, Luizinho, como é popularmente conhecido, foi vereador por quatro mandatos (1996/2000/2004/2012), eleito algumas vezes em primeiro lugar, e três vezes presidente do legislativo.

Foi um dos responsáveis pela conquista da emenda federal de dois milhões para a reforma do Hospital Municipal e lutou pela liberação de verbas para obras de infraestrutura para Camamu.

Com uma bagagem marcada pelo assistencialismo com a população camamuense, o político retorna ao pleito de 2024 como candidato a prefeito, em chapa formada com o vereador Lázaro de Lourenço (PMB), seu candidato a vice-prefeito.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata, em um embate histórico com...

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em flagrante pela Polícia Militar...

As chuvas contínuas que vêm caindo na região da Zona da Mata,...

Uma professora identificada como Nerica França foi encontrada morta na noite deste...

Confira todas as categorias