Baixo Sul contemplado: Governo destina 315 veículos para transporte de pacientes do SUS
Foto: Rafael Nascimento/ MS

O Ministério da Saúde anunciou a destinação de 315 veículos para o transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, em deslocamentos superiores a 50 quilômetros até unidades de atendimento especializado.

A medida integra o programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde, vinculado ao Novo PAC Saúde, e busca reduzir uma das barreiras históricas de acesso à saúde pública: a distância entre o local de residência dos pacientes e os serviços de média e alta complexidade, como consultas, exames, cirurgias, radioterapia, hemodiálise e tratamentos contínuos. Em todo o país, a iniciativa prevê 3,3 mil veículos, com investimento superior a R$ 1,4 bilhão. A medida é resultado da cooperação entres os Governo s Lula e Jerônimo.

A Bahia será contemplada com 155 micro-ônibus, 91 vans e 69 ambulâncias, totalizando os 315 veículos previstos para o estado. A frota será destinada ao transporte de pacientes que precisam percorrer longas distâncias para receber atendimento especializado pelo SUS.

No Baixo Sul, as cidades de Camamu, Gandu, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães foram contempladas com os veículos.

Do total previsto para a Bahia, 174 veículos serão entregues diretamente a 174 municípios, com uso em múltiplas finalidades no transporte sanitário. Outros 141 veículos serão direcionados especificamente ao deslocamento de pacientes em tratamento de radioterapia e hemodiálise.

A definição dos locais que receberão os veículos destinados a radioterapia e hemodiálise será pactuada entre o governo estadual e os municípios no âmbito da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância responsável pela articulação federativa da gestão do SUS nos estados.

A iniciativa foi apresentada pelo Ministério da Saúde como uma ação voltada a enfrentar desigualdades territoriais no atendimento especializado. Segundo a pasta, é a primeira vez que o governo federal compra e oferta transporte sanitário diretamente a estados e municípios nessa escala.

O programa tem como foco pacientes que vivem longe dos centros de atendimento e dependem de deslocamentos frequentes para realizar procedimentos, consultas, exames e terapias. No caso de pessoas em tratamento contra o câncer pelo SUS, o Ministério da Saúde informou que o deslocamento médio pode superar 140 quilômetros.

Principais dados da medida

315 veículos serão destinados à Bahia;
A frota inclui 155 micro-ônibus, 91 vans e 69 ambulâncias;
174 municípios baianos receberão veículos diretamente;
141 veículos serão voltados ao transporte de pacientes em radioterapia e hemodiálise;
O programa prevê 3,3 mil veículos em todo o país;
O investimento nacional supera R$ 1,4 bilhão;
O SUS registrou 14,9 milhões de cirurgias em 2025, segundo o Ministério da Saúde;
A iniciativa integra o Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde e o Novo PAC Saúde.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Em um mundo onde a tecnologia avança diariamente e novas demandas surgem...

Na madrugada de quinta-feira (20), o advogado Rodrigo Bonfim Jaime, de 47...

Confira todas as categorias