Dia D de combate à dengue: estados e municípios se mobilizam neste sábado (2) na luta contra o Aedes aegypti

Ao passo que o Brasil ultrapassa a marca de um milhão de casos prováveis de dengue, estados e municípios brasileiros reforçam ações contra o mosquito Aedes aegypti, neste sábado (2), apontado pelo Ministério da Saúde como o Dia D de combate à dengue.

A pasta lembra que toda a população precisa estar engajada nessa missão.  Diante disso, o Ministério da Saúde reforça que 10 minutos “é o tempo necessário para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.”

Durante atualização do cenário epidemiológico da doença, a ministra Nísia Trindade reforçou a necessidade de uma mobilização a nível nacional. Para ela, a preocupação se dá, sobretudo, pelo fato de o número de casos aumentar em áreas onde antes não era comum na proporção percebida atualmente.

“O fator diferencial que quero chamar atenção é o fato de termos agora, em cidade médias e pequenas, grandes números de casos, em locais onde não havia antes a infecção por dengue nessa proporção que temos hoje. Isso significa mais interiorização e dispersão da doença e, portanto, um desafio a mais para os sistemas de saúde”, pontua.

Em alguns estados a mobilização começou nesta sexta-feira (1°).

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, no período de 12...

O esbulho possessório ocorre sempre que alguém te proíbe de exercer, totalmente...

Na noite desta quinta-feira (13), um grave acidente envolvendo uma motocicleta Honda...

Na tarde deste domingo (03), um acidente foi registrado na rodovia BA-884,...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025