Uma família do município de Valença, no baixo sul da Bahia, vive uma situação desesperadora. A jovem Eliana dos Santos Santana, de apenas 25 anos, encontra-se internada há 43 dias no Hospital de Valença, aguardando a regulação para transferência para uma unidade de saúde que possa oferecer o tratamento adequado.
De acordo com seus familiares, a situação de Eliana se agrava a cada dia, já que ela perdeu todos os movimentos das pernas e está, progressivamente, perdendo também a mobilidade dos braços.
A regulação, que é um processo necessário para a transferência de pacientes entre unidades de saúde, tem se mostrado um obstáculo para o tratamento de Eliana, colocando em risco sua vida.
A família, já sem alternativas, busca apoio urgente de autoridades e meios de comunicação, temendo que a jovem não resista mais tempo sem o tratamento especializado.
Segundo os familiares, a situação é crítica e a vida de Eliana está em perigo iminente. “Estamos desesperados, já não sabemos mais o que fazer.
Se a regulação não chegar a tempo, sabemos que ela pode vir a óbito”, disse um dos parentes, que pediu ajuda para que a solicitação de regulação seja atendida com urgência.
A jovem Eliana aguarda transferência, com o número de regulação 4249215, para uma unidade que tenha condições de tratar adequadamente sua condição, mas o tempo está se esgotando.
A família apela, mais uma vez, para as autoridades responsáveis e para os meios de comunicação, com a esperança de que a vida de Eliana seja preservada. “Por favor, nos ajude encarecidamente”, imploram os parentes.
Voz da Bahia*
Ver essa foto no Instagram