Homem é preso por tráfico, falsificação de documentos e perfil falso no Morro de São Paulo

Na segunda-feira (18), policiais da Delegacia de Cairu cumpriram mandado de busca e apreensão em Morro de São Paulo na residência do homem L.P.S. (29 anos), o qual é investigado por crimes cometidos por meio digital. Durante o cumprimento do mandado expedido pela 1ª Vara Criminal de Valença/BA, o investigado foi preso em flagrante por estar na posse de 95 comprimidos da droga ecstasy e uma CNH falsificada. Na diligência os investigadores aprenderam documentos, réplicas de cédulas de R$50 e R$100, computadores e telefones celulares.

Durante a diligência, os investigadores identificaram que L.P.S. vinha utilizando o perfil falso do instagram @salveodaniell para praticar crimes de estelionato por meio de falsa identidade. Se passando pelos genitores de uma criança portadora de câncer e utilizando impulsionamento nas redes sociais para sensibilizar vítimas que realizavam transferências bancárias para os criminosos, a fim de contribuir para o tratamento da criança que era divulgado.

O Delegado de Cairu informou que a investigação identificou o perfil verdadeiro da criança que se chama LOGAN e seus pais postavam em um perfil do instagram o tratamento da criança contra o câncer até a sobrevir seu óbito que ocorreu nos Estados Unidos no dia 19/04/2024. Registre-se que a criança e sua família não apresentam vínculos com o Brasil, mas o criminoso coletava imagens e vídeos desse perfil para praticar o crime.

O Delegado de Cairu informou que representou pela prisão preventiva de L.P.S., bem como pela autorização judicial para extração dos dados constantes nos telefones celulares e notebooks apreendidos. “Ele está preso em flagrante por tráfico de drogas e falsificação de documento público e foi instaurado outro inquérito policial para investigar os crimes de estelionato e falsa identidade, onde se utilizou de forma ardil de imagens de uma criança em tratamento de câncer para sensibilizar seguidores que contribuíam com transferências via PIX e respostando em suas próprias redes sociais para que o perfil ganhasse visibilidade, inclusive, seguidores marcavam perfis de famosos”, disse o delegado.

O Delegado disse ainda que está requerendo a exclusão do perfil falso e informou que a Polícia Civil já identificou algumas vítimas que realizaram transferências para a chave PIX do perfil falso e que respostaram as publicações da página sem saber que era um golpe virtual. Essas pessoas são vítimas e orienta que outras vítimas mantenham contato com o WhatsApp (75) 99171-8782 da Delegacia de Cairu em Morro de São Paulo, onde podem enviar os comprovantes de transferência e será agendada audiência para prestarem declarações por videoconferência. 

Por fim, informa que o preso se encontra na Delegacia de Valença, que auxiliou no cumprimento da diligência, onde está à disposição da justiça.

Fonte: Delegacia Territorial de Cairu (5ª COORPIN)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SulBahia1 (@sulbahia1)

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Na manhã desta quinta-feira (9), o corpo de um jovem foi encontrado...

A família do jovem Ian Lucas contou ao site Alô Juca que...

O Vitória conquistou, neste sábado (3), um resultado importante na briga contra...

Na noite desta segunda-feira (7), um grave acidente envolvendo duas embarcações que...

Confira todas as categorias