O Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), apreendeu mais de uma tonelada de carnes e derivados impróprios para o consumo.
Os produtos foram retirados de circulação e descartados, durante uma operação realizada em municípios baianos no período dos festejos juninos.
A ação integra o Plantão Integrado de Direitos Humanos e identificou irregularidades como produtos vencidos, embalagens violadas e alimentos armazenados em condições inadequadas.
Em Cachoeira, três supermercados foram fiscalizados. Dois estabelecimentos apresentaram problemas e foram autuados. No município, cerca de 760 quilos de carnes e derivados em condições inadequadas foram apreendidos e descartados.
Já em Cruz das Almas, dois supermercados passaram pela fiscalização e também foram autuados. Durante a operação, aproximadamente 330 quilos de produtos impróprios para o consumo foram retirados das prateleiras.
Em São Félix, a inspeção realizada em dois supermercados não encontrou irregularidades.
Em Santo Antônio de Jesus, o Procon-BA realizou 23 inspeções sem registrar infrações até o momento. Em Camaçari, o órgão promoveu nove ações educativas no comércio local, com orientações a fornecedores e consumidores sobre direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor.
As ações do Plantão Integrado dos Direitos Humanos seguem durante o período junino em municípios como Amargosa, Castro Alves, Santo Antônio de Jesus e Camaçari.
Além da fiscalização das relações de consumo, o Procon-BA também participa da Operação Em Chamas 2026, iniciativa conjunta com outros órgãos estaduais, como a SJDH e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), voltada à prevenção e fiscalização do comércio, armazenamento, transporte e uso de fogos de artifício em todo o estado. Aratuon*


