Com o objetivo de orientar as produtoras rurais sobre novas técnicas de produção de mudas e aplicação correta da enxertia na cacauicultura, a Prefeitura de Teolândia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural de Gandu e o SENAR, promoveu um curso de enxertia de cacaueiros.
Durante o encontro, as participantes tiveram acesso ao conteúdo teórico e prático, sobre os tipos de enxertia, informações sobre o período certo para a colheita do fruto e o preparo das hastes das plantas.
A técnica de enxertia consiste na união do tecido de duas plantas diferentes, denominadas nesse processo como o enxerto, sendo este chamado popularmente de “garfo” ou “cavaleiro” e o porta-enxerto, conhecido como “cavalo” ou “cavalinho”. As plantas são unidas para continuarem crescendo como uma só e o objetivo desse processo é unir as raízes fortes com a copa produtiva. Este processo pode ser realizado, em geral, por vários motivos, como resistência a doenças e pragas, aumento de produtividade, melhoria da qualidade, entre outros.
“É gratificante ver a capacitação chegando a quem mais precisa. Quero reforçar que essa iniciativa continuará e se expandirá para outras regiões do nosso município”, destacou a prefeita Rosa.
Ver essa foto no Instagram