A depressão é um transtorno mental que afeta o humor, o pensamento, o comportamento e as funções físicas do corpo. Ela pode causar sentimentos de tristeza, desesperança, vazio e desinteresse em atividades.
A depressão pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. A gravidade, frequência e duração dos sintomas variam de pessoa para pessoa.
Muitas pessoas que convivem com o transtorno, dizem que deixam de ter sentimentos agradáveis ao realizar atividades cotidianas e, por vezes, essa perda de interesse aparece associada à sensação de cansaço ou fadiga. Os sintomas geralmente ocorrem na maioria dos dias por, pelo menos, duas semanas, trazendo prejuízos à vida cotidiana, seja na esfera social, pessoal ou acadêmica.
Confira outras características da depressão:
- tristeza persistente;
- perda de interesse em atividades antes consideradas prazerosas;
- alterações no apetite gerando perda ou ganho de peso;
- alterações de sono
- sensação de fadiga e de falta de energia;
- diminuição de concentração;
- inquietação ou lentificação;
- culpa;
- desesperança;
- sentimento de inutilidade;
- pensamentos sobre morte.
A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas. O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico conforme cada caso. O apoio da família é fundamental.