Simpatia com pelos pubianos para Iemanjá

Todo dia 2 de fevereiro, data em que se celebra Iemanjá, a Rainha das Águas e mãe de todos os Orixás. Os devotos demonstram sua fé por meio de oferendas tradicionais, como espelhos, perfumes, adereços e flores. No entanto, uma prática peculiar ainda surpreende muitos: cortar os próprios pelos pubianos e lançá-los ao mar.

Em 2014, uma imagem capturada pelo fotojornalista Joá Souza viralizou ao mostrar uma mulher realizando essa oferenda na praia do Rio Vermelho, um dos principais pontos de celebração da festa. O registro, arquivado na Agência A TARDE, gerou debates e questionamentos sobre o significado desse gesto.

A tradição surgiu a partir da crença de que Iemanjá é mãe e tem um poder muito forte sobre a feminilidade, beleza e fertilidade.

Ao contrário da simpatia dos pelos, algumas tradições foram se firmando ao longo do tempo e poderão ser vistas no próximo domingo, 2, data em que a celebração para a Rainha das Águas completa 103 anos e terá como tema “Renascer com as Águas de Iemanjá”.

Desejo mais pedido pelas devotas da Orixá era relacionado ao amor | Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE

 

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

A Justiça suspendeu o aumento das tarifas de água e esgoto em...

Uma criança de 5 anos, identificada como Vitória Oliveira Souza, morreu na...

A equipe da Defesa Civil realizou vistorias nos canais e bueiros da...

Estão abertas 40 vagas de estágio para estudantes de Direito atuarem na...

Confira todas as categorias