VALENÇA: Apemmar recebe Selo da Pesca Artesanal do Brasil

A Associação dos Pescadores Marisqueiras e Maricultores de Maricoabo – APEMMAR em Valenca, Baixo Sul, recebeu o Selo da Pesca Artesanal do Brasil.

Fundada em Junho de 2004 pelo presidente na época Cássio Pereira dos Santos, a Apemmar trabalha com várias espécies de pescados e frutos do mar, respeitando o defeso e técnicas não predatória nos territórios e maretórios tradicionais.

Decidimos solicitar o Selo para dar visibilidade à pesca artesanal como fonte de produtos mais frescos, com menor tempo de acondicionamento e de maior valor nutricional, saudável e de qualidade, qualidades que o distingue dos produtos da pesca industrial e da aquicultura de confinados nacional”, afirmou Rozilene Santos, presidente atual.

O Selo Pesca Artesanal do Brasil foi criado em dezembro de 2025, pela Portaria Interministerial nº 14, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), e faz parte da estratégia de inclusão produtiva e geração de renda desenvolvida pela Secretaria de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais (SETEQ/MDA) para os Povos e Comunidades Tradicionais por meio da identificação de origem dos seus produtos.

O Selo incentiva as pescadoras e os pescadores artesanais a se organizarem como associações ou cooperativas para fortalecer a atividade e garantir acesso aos programas governamentais de aquisição de alimentos da agricultura familiar, como o PAA e o PNAE.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

O mês de abril, que começa nesta quarta-feira (1º), conta com dois...

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda a criação de...

O Partido dos Trabalhadores da Bahia promoveu, neste sábado (15) e domingo...

Na tarde desta quarta-feira (9), Ipiaú foi surpreendida por um incidente que...

Confira todas as categorias